ESTADO JÁ ATENDE 44,5 MIL VITIMAS DA SECA EM 408 COMUNIDADES RURAIS DE 44 MUNICÍPIOS MINEIROS

| 25 de Agosto de 2020 - 13:20

O Estado já está atendendo 44,5 mil pessoas com água potável entregues através de caminhão pipa em 44 municípios afetados pela estiagem/seca de Minas Gerais, desde o dia 17 de agosto passado, conforme dados repassados pelo coronel Osvaldo Marques, coordenador estadual de Defesa Civil durante reunião realizada na manhã dessa terça-feira na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros. Ele mostrou que 129 municípios decretariam Situação de Emergência e 108 decretos foram reconhecidos pelo Governo Federal. Porém, 16 municípios não entregaram o Plano de Distribuição de Agua Potável. Porém, 55 municípios já estão aptos a serem atendidos, 16 municípios estão com o processo em avaliação. Porém,  37 municípios ainda não cumpriram as normas fixadas e por isso, precisam resolver as demandas, como o laudo dos danos causados pela seca.
O seminário organizado pela AMAMS em parceria com o Estado teve dois módulos: o primeiro de forma presencial, no auditório da AMAMS e o outro, por via remota, para todos municípios da área mineira da Sudene. Na abertura dos trabalhos, o presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, destacou a luta por medidas estruturais para enfrentar a seca. O coronel Osvaldo Marques mostrou que o Estado tem R$ 6,499 milhões repassados pela União para as ações de ajuda as vitimas da seca e que o desafio é liberar 20 litros por dia para os moradores da zona rural que estiverem sem água para consumo humano. Por causa da Pandemia Coronavírus, a Defesa Civil está estudando para quantos litros deverá aumentar, por causa do isolamento social.
O capitão José Ocimar de Andrade Junior, coordenador do Projeto Agua Doce explicou que tem R$ 20 milhões disponíveis para aplicar nesse projeto, que essa semana esta em São João do Paraiso, Porteirinha e Monte Azul, para serem instalados dessalinizadores. Ele explica que a meta é atender 85 municípios, com a definição dependendo dos diagnósticos. O deputado Zé Reis salientou a importância de superar as dificuldades ambientais para ajudar o homem do campo, pois muitas vezes tem boas chuvas, mas a legislação ambiental impede as ações. O deputado Carlos Pimenta reforçou esse tipo de ação e o papel da AMAMS, Defesa Civil e Idene para as medidas que ajudem a colocar os projetos em práticas.
O diretor geral do IDENE, Nilson Borges apresentou as ações realizadas pelo órgão e observou que o Idene tem focado as ações produtivas. O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Rogério Evangelista mostrou que o órgão adquiriu recentemente equipamentos para essas ações de atendimento ao homem do campo. O coronel Arlindo, coordenador da Operação Pipa no Exercito mostrou que a corporação atende apenas cinco municípios do Norte de Minas e se dispõe a aumentar a quantidade de atendidos, mas desde que as Prefeituras se manifestem favoráveis. O superintendente regional da Emater, José Arcanjo apresentou os dados onde desde 1985 tem caído as chuvas na região e isso se intensificou a partir de 2011.]