FORUM FORTALECE POTENCIAL DA ENERGIA SOLAR

| 22 de Abril de 2019 - 08:50

O Forum de Desenvolvimento do Norte de Minas se reuniu na tarde dessa quarta-feira, em Montes Claros, quando definiu como prioridade o fortalecimento da energia solar para crescer a economia regional. O secretário municipal de Desenvolvimento Economico de Janaúba, Walter Moreira Abreu anunciou que assume no dia 29 a presidência da Associação Brasileira de Geração e Distribuição de Energia e isso garante mais investimentos para o Norte de Minas. Ele lembrou que o foco na energia solar é o novo cenário econômico regional, abrangendo desde o pequeno, médio e grande produtor, pois os atrativos são grandes.

            Um dos gargalos enfrentados pelos pequenos produtores para acesso ao financiamento da energia solar é a falta de titulação das terras. O coordenação do Forum de Desenvolvimento, Marcos Fábio Martins de oliveira propôs que a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) assuma a coordenação desse projeto de regularização fundiária, envolvendo todos prefeitos. Ele citou que o Forum de Desenvolvimento começou a apresentar os seus resultados positivos, pois a Universidade Estadual de Montes Claros decidiu criar uma incubadora e isso atraiu empresários, liderados por Paulo Santiago, onde um grupo passou a patrocinar as startups, com investimentos de R$ 50 mil.

            Os participantes da reunião decidiram ainda que buscarão a participação do Vales do Jequitinhonha e do Mucuri no Forum de Desenvolvimento, como forma de abarcar toda área mineira da Sudene. Ficou aprovada a legitimação de uma instituição como polarizadora da Governança e ainda como agente local de contribuição. A AMAMS comunicou que convidou o novo superintendente da Sudene, Mário Gordilho, para apresentar os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de construção. O superintendente está visitando os estados da área de atuação da Autarquia e ouvindo sugestões que serão incorporadas ao plano regional. A ideia é levar em consideração os projetos prioritários dos planos estaduais para os próximos quatro anos, uma vez que o PRDNE irá tramitar juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e terá força de lei.

            A Sudene vai consolidar o documento, que será apreciado pelos governadores em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o mês de maio. Até o final de agosto, o plano será submetido ao Congresso Nacional. Além de Alagoas, já foram realizadas visitas aos estados da Bahia, dia 3; Sergipe (5); Piauí (12) e Pernambuco (15). Os próximos encontros serão na Paraíba (22/04), Maranhão (26/04), Rio Grande do Norte (30/04) e Ceará (03/05) e depois em Montes Claros.