GABINETE MILITAR E DEFESA CIVIL ALINHAM COM AMAMS ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DA SECA

| 18 de Junho de 2021 - 13:10

O coronel Osvaldo de Souza Marques, chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais e coordenadoria estadual de Defesa Civil de Minas Gerais se reuniu na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, na tarde de quinta-feira, em Montes Claros quando anunciou as medidas que serão adotadas para socorrer as vítimas da seca no Norte de Minas. Ele se reuniu com o secretário-executivo Ronaldo Soares Mota Dias e o coordenador de relações institucionais, Sérgio Nassau. O coronel informou que convidará a AMAMS e a AMM para o lançamento do “Programa Especial do Governo do Estado através da CEDEC e órgãos Vinculados sobre Recursos Hídricos nos Municípios. Pretende assinar também um Termo de Convênio e Cooperação Técnica com a AMAMS para atender a Mesorregião do Grande Norte de Minas.

     O Estado terá cinco ações de planejamento e execução para a Defesa Civil do Estado, como a Operação Pipa com o Transporte e Distribuição de Água Potável; O Programa Água Doce que será ampliado para mais municípios da região; o Programa de Convivência com a Seca pretende entregar 4 mil cisternas de 16 mil litros para comunidades dos municípios que decretaram Situação de Emergência por causa da seca; distribuição de Kits e Equipamentos da Defesa Civil com Recursos destinados pelo Governo Estadual oriundos do acordo da Vallée por fim, a distribuição de Cestas Básicas como ajuda humanitária para os municípios em Situação de Emergência pela Seca.

    O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Bonito de Minas entende que essa ajuda às vítimas da seca tem de começar imediatamente, pois os estudos cientificados apontam que essa será uma das piores seca dos últimos anos, agravada por questões ambientais. Ele salienta que a Cedec-MG agora sob o comando do coronel Osvaldo e da tenente-coronel Graciele Rodrigues, conhece bem a realidade do Norte de Minas, pois são da região e por isso, a AMAMS estará à disposição para ajudar no que for possível.