Gestores de cultura cobram repasse direto de recursos para fundo municipal

| 04 de Novembro de 2019 - 09:36

 Os gestores municipais de Cultura do Norte de Minas cobraram na manhã dessa sexta-feira, dia 1º de novembro em Montes Claros que os recursos para o setor seja repassados diretamente ao Fundo Municipais, como ocorre na área de saúde, assistência social e outras áreas, permitindo a garantia de aplicação específico. O pedido foi formulado pelos gestores João Batista, de Varzelândia e Welton Silveira Mendes, de Taiobeiras e foi reforçado por todos os participantes. Os gestores se reuniram no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), no CNM Qualifica, que discutiu como captar recursos estaduais e federais. O evento foi organizado pela AMAMS e Confederação Nacional dos Municípios.
            Na abertura do evento, o gerente de Identidade e Pesquisa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico, Luiz Molinari, explicou que desde o ano de 2012 foi iniciado o levantamento da cultura do rio São Francisco, quando os pesquisadores foram a 17 municípios e identificar mais de 3.000 acervos, em iniciativa pioneira no Brasil. Ele lembra que a partir daí foram levantados os modos de fazer cultural dos barranqueiros, surgindo projetos inéditos como as violas, fabricação de farinha a partir da mandioca e milho. Um dos passos é o tombamento da área central de Januária. O professor Denilson Meireles, da Unimontes, que coordenou a pesquisa, apontou ainda os tombamentos em Buritizeiro, Grão Mogol e Januária.
            A analista da CNM, Ana Clarice Fernandes mostrou a importância dos municípios criarem o Sistema Municipal, que inclui o Conselho Municipal e Fundo Municipal, para estar assim em condições de receber os recursos. Ela lembra que nos últimos 10 anos apenas 671 municípios brasileiros receberam os recursos federais de Cultura, o que dá apenas 12% de todas Prefeituras. Desses 671 municípios, 239 receberam 66,% dos recursos e 15 municípios ficaram com 16,1 das verbas. João Batista, de Varzelandia, apoiou a iniciativa para que os recursos venham diretamente do Fundo Nacional ou Estadual para o Fundo Municipal, seja de esportes, cultura e turismo. Ele parabenizou a  AMAMS por abrir essa discussão e propôs que ela faça uma reunião com os prefeitos apenas para discutir o assunto.
            Welton Silveira Mendes, de Taiobeiras, afirma que existe um conceito errado do setor municipal de cultura, pois muitas pessoas entendem que a pasta tem apenas de fazer a festa como do aniversário da cidade. Ele lembra que Taiobeiras cumpriu a lei, ao criar o Conselho e o Fundo Municipal, mas precisa implementar. Raquel Mendonça, gerente do Patrimônio Histórico de Montes Claros, reforçou as dificuldades e apontou que o Norte de Minas tem alto potencial. Helena Lucas, de Porteirinha pediu a ajuda para o reconhecimento do queijo da Serra Geral e de outros produtos típicos do Norte de Minas, como a carne de sol.