Gestores do Programa Bolsa Família e Assistentes Sociais recebem capacitação na AMAMS

| 07 de Abril de 2017 - 20:07





A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou no dia 07 de abril, na sede da entidade, uma Oficina de trabalho sobre o Programa Bolsa Família e Cadastro Único.



A oficina foi destinada aos servidores que atuam com o Programa Bolsa Família-PBF e Gestores da Assistência Social e contou com centenas de participantes de diversos municípios. Vários coordenadores de programas estão em seu início de gestão, por isso a necessidade de promover o máximo de capacitações, para torna-los o mais aptos possível a geri-los.



tn_IMG_8681



“Agradecemos a parceria da Caixa, que faz a gestão de um número enorme de recursos federais, a nossa meta é maximizá-los e também buscar novos recursos. Nós identificamos perdas de mais de três milhões no ano passado na área da Sudene, ou seja, o recurso que era pra estar cem por cento sendo investido no município,  não foi por falta de ações como, alimentar o sistema, por falta de uma meta, de uma conferência e os valores estão fazendo falta para os municípios. Noventa e cinco por cento dos municípios da nossa área está com algum problema de meta pactuada não cumprida, ou não alimentação do sistema. O nosso objetivo é além de conseguir recursos novos, fazer a utilização de cem por cento dos recursos disponíveis e para isso estamos fazendo captações, para poder permitir que nem um município perca nem um centavo que seja, de qualquer programa”, comentou o Presidente da AMAMS e Prefeito de Bonito de Minas, José Reis.



A oficina teve como objetivo principal auxiliar nas dúvidas operacionais ao uso dos Sistemas: SIBEC, SIGPBF e Cadastro Único - CAD-Único.



Para a gestora do programa Bolsa Família do município de Cristália, Rosana Nídia Teixeira, “Essas oficinas contribuem muito para o nosso trabalho, várias informações que foram passadas aqui, a gente não tinha, caso tenha outras capacitações, quero participar de todas”.



Maria Madalena Alves Nascimento de São Romão comentou que a AMAMS está de parabéns, “Vamos sair daqui com informações que serão levadas para os nossos municípios e que irão contribuir muito para o bom andamento do nosso trabalho, o que ajudará para um bom atendimento dos nossos usuários”.



A oficina foi ministrada pela instrutora da Caixa em Belo Horizonte, Lilian de Lima e contou com a presença de Allan Bruno, supervisor da Caixa em Montes Claros,que comentou sobre a importância da oficina e se colocou a disposição para esclarecer qualquer duvida.



Os gestores foram orientados sobre como atuarem no Programa Bolsa Família, haja visto que os municípios vêm apresentando dúvidas frequentes ao uso do sistemas operacionais do SIBEC e CADASTRO ÚNICO.



Neste sentido, a oficina viabilizou aos técnicos o conhecimento teórico e prático de como utilizar estas ferramentas necessárias para uma boa atuação destes profissionais, para evitar que os municípios percam os recursos destinados a eles.



tn_IMG_8741



Montes Claros, 07 de Abril de 2017.