GOVERNADOR ZEMA ANUNCIA APOIO AO PROJETO AVANÇAR NORTE DE MINAS LANÇADO PELA AMAMS

| 26 de Janeiro de 2021 - 19:40

O governador Romeu Zema anunciou o apoio total do Estado ao projeto “Avançar Norte de Minas”, criado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para fomentar o desenvolvimento do Norte de Minas. Ele estará em março na posse da nova diretoria e no lançamento desse projeto. Zema recebeu o projeto das mãos do presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho; dos vice-presidentes Célio Santana e Robson Adalberto Mota Dias, prefeitos de Buenópolis e Coração de Jesus. Os deputados Zé Reis e Marcelo Aro, além de mais de 20 prefeitos participaram da reunião na Cidade Administrativa. O coordenador técnico do projeto, Walter Moreira Abreu participou da solenidade.

    Na sua exposição ao governador, o presidente José Nilson Bispo mostrou que o foco é gerar 50 mil empregos no Norte de Minas e por isso, era fundamental o apoio do Estado e isso ficou configurado com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

    Ainda na sua exposição, o presidente José Nilson Bispo de Sá pediu a ajuda do governador mineiro para assegurar para Minas Gerais os recursos a serem captados com a antecipação da concessão da malha ferroviária. Ele citou que isso é de fundamental importância para ajudar o Estado a reforçar o sistema ferroviário. Os deputados estaduais Zé Reis e Marcelo Aro reforçaram a iniciativa. O governador Romeu Zema explicou que essa iniciativa merece total apoio, pois fortalece a economia mineira e ajuda o Estado a enfrentar as dificuldades. Por isso, marcou para março a sua vinda a Montes Claros, quando empossa a diretoria da AMAMS.

    Na parte da manhã o projeto “Avançar Norte de Minas” foi dissecado na reunião com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio e dirigentes do Idene, INDI, BDMG e outros órgãos. O secretário lembrou que o Estado está elaborando um projeto de desenvolvimento para o Norte e Nordeste de Minas, que formam a área mineira da Sudene e que a AMAMS está de parabéns por criar a Superintendência de Desenvolvimento. Ele se dispôs a de imediato ser feita uma capacitação com foco no desenvolvimento para os novos prefeitos e secretários municipais dessa área.