IBIRACATU É O NOVO FILIADO DA AMAMS

| 27 de Novembro de 2025 - 08:40

O município de Ibiracatu acaba de reforçar sua parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), tornando-se o mais novo refiliado da entidade. O ato de filiação foi oficializado pelo prefeito Warley Lima (PT), em evento realizado na última segunda-feira, com a presença do presidente da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias, e do secretário executivo, Fabiano Lopes Oliveira.
 
Durante a cerimônia, o presidente da AMAMS e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou a importância da união dos municípios em torno da entidade: “A AMAMS nasceu para defender as causas municipalistas e fortalecer o Norte de Minas. Cada novo filiado reafirma nossa missão de oferecer suporte técnico e político aos prefeitos, garantindo que as cidades tenham condições de crescer e atender melhor sua população. A filiação de Ibiracatu é motivo de orgulho, pois mostra que os municípios reconhecem o papel da entidade na luta por desenvolvimento regional e justiça social.”
 
O prefeito Warley Lima ressaltou que fez questão de retornar à AMAMS em reconhecimento ao trabalho da entidade na defesa das demandas dos municípios e da região.
 
Ronaldo Soares Mota Dias reforçou que a  AMAMS tem como missão fortalecer os municípios do Norte de Minas, oferecendo apoio técnico, político e institucional para que as administrações locais possam enfrentar desafios e promover o desenvolvimento sustentável. “Entre os principais objetivos da entidade estão: representar os municípios junto aos governos estadual e federal; defender políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional; promover capacitação e suporte técnico gratuito aos prefeitos e suas equipes e estimular a cooperação entre cidades para soluções conjuntas.
 
 
Vale ressaltar que a entidade conta com diversos departamentos técnicos que oferecem suporte especializado e gratuito aos municípios filiados, entre eles: Educação, Engenharia e Obras, Saúde, Convênios e Projetos, Jurídico, Comunicação, Defesa Civil , Contábil e agora o mais novo departamento, Reurb - Regularização Fundiária. “Esses setores garantem que os prefeitos tenham acesso a conhecimento, orientação e soluções práticas para enfrentar os desafios da gestão pública”, finalizou o presidente da AMAMS.
 
No próximo dia 17 de dezembro, a AMAMS celebra 48 anos de história, reafirmando seu papel decisivo no desenvolvimento do Norte de Minas. Ao longo de quase cinco décadas, a entidade esteve à frente de importantes conquistas, como a emancipação de distritos, a articulação política para grandes obras, entre elas a Ponte de Pedras de Maria da Cruz, sobre o Rio São Francisco, a pavimentação das principais BRs e rodovias da região, além de ter contribuído diretamente para a criação da Unimontes e de diversos municípios, incluindo o próprio Ibiracatu.