II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas acontecerá em Januária/MG

| 26 de Novembro de 2018 - 12:00

Organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP-, em parceria com Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e a Prefeitura de Januária, e apoio da Unimontes, Sociedade Excursionista e Espeleológica, ICMBio, IEPHA, SESC-MG, SEBRAE-MG e outros. O Fórum ocorrerá em Januária, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2018, com a realização de mesa de pronunciamentos de abertura, dois painéis de debates e sete minicursos.

Os painéis de debates abordarão temas em comum as cidades históricas e de caráter regional relacionado aos Sítios Arqueológicos do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu. Os painéis são denominados e caracterizados como: Tema geral – O panorama do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas: Metodologia para o diagnóstico das cidades, dia 30/11 às 18h30, na Unimontes, em Januária. Painel Regional – A sustentabilidade de projetos regionais: Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, 01/12 de 09h às 15 h no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu.

O II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas foi selecionado pela ONU-Habitat para compor o seu Circuito Urbano 2018, que é uma ação global para promover e apoiar iniciativas em todo o mundo em prol do desenvolvimento sustentável e a resiliência dos sítios urbanos.

Representando Arqueologia Brasileira no Painel Regional – A sustentabilidade de projetos regionais: Sítios Arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em 01/12 as 09h, no Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu. Este painel será desenvolvido por uma mesa de debates que ocorrerá de 09 às 12 h e às 13h30 com visitação aos sítios arqueológicos da unidade ambiental, com participações de representantes da Sociedade Excursionista e Espeleológica, ICMBio, MPMG, ACHMG, SEBRAE-MG e representantes da comunidade local.a