Luiz Rocha Neto é o 16º Presidente da AMAMS

| 30 de Junho de 2016 - 19:20

O prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, foi empossado na manhã desta segunda-feira 30/05, como 16º presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) em lugar do prefeito de Capitão Enéas, César Emílio Lopes Oliveira, que juntamente com parte da diretoria tiveram se afastar por força de dispositivo do estatuto que determina que quem vai tentar reeleição em seu município terá que se afastar do cargo, quatro meses antes. A solenidade de posse ocorreu no auditório da entidade e na oportunidade, o novo presidente também assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal Mutifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS).



Em seu discurso de despedida, o presidente César Emílio destacou o empenho que teve em unir toda região através de projetos estruturantes como o da convivência com a seca, a inclusão dos 35 municípios norte-mineiros no semiárido brasileiro, a lei Robin Hood, o concurso público unificado, e uma nova política hospitalar para região. Desejou ao seu sucessor uma vitoriosa administração e afrmou que continuará ajudando sempre que for chamado.



O deputado Paulo Guedes fez um relato da atuação política do prefeito Luiz Rocha na vida pública, lembrando de quando participaram da diretoria da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) até chegar a ser prefeito. Prometeu ser parceiro e interlocutor junto ao governo do Estado sempre que for solicitado, para ajudar que o novo presidente da AMAMS consiga realizar uma gestão que renda bons frutos para os municípios do Território Norte.







O secretário adjunto da Sedinor, Gustavo Xavier, disse que os projetos que já foram solicitados e que estão andamento continuarão. Se comprometeu em ajudar a AMAMS nesta nova gestão, com Luiz Rocha à frente, assim como aconteceu com o seu antecessor, César Emílio.



O prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, também lembrou do prefeito Luiz Rocha quando eram vereadores e participaram da Avams. Se comprometeu em participar da entidade e nos proximos dias estará se reunindo com a diretoria para estudar a filiação da Prefeitura de Montes Claros à AMAMS.



O novo presidente da AMAMS, Luiz Rocha Neto, fez um relato de várias conquistas obtidas pela entidade em seus 39 anos de existência e ressaltou a importância do associativismo, e anunciou como sendo uma das bandeiras da sua gestão, a implantação de um programa permanente de apoio e fortalecimento das associações municipalistas com foco na prestação de serviços, como suporte na elaboração de projetos para municípios e cessão de novas patrulhas mecanizadas. Agradeceu ao deputado Paulo Guedes quando esteve à frente da Sedinor, por ter ajudado a minimizar a situação das pessoas que moram na zona rural, levando água para o consumo humano, através da construção de cisternas, barraginhas e outros projetos hídricos.



materia-posse-luiz-rocha1



Concluindo, Luiz Rocha destacou a importância de toda classe política estar mobilizada em favor de obras de grande relevância como as construções das barragens de Congonhas e Berizal, a inclusão dos 35 municípios da região, no semiárido brasileiro, atenção diferenciada no setor de sáude, com a construção do Hospital Regional, a duplicação da BR-251, a ponte sobre o rio São Francisco e outros.



Logo após a cerimônia de posse, as autoridades se deslocaram até a galeria dos presidentes da AMAMS, para a inauguração do quadro do presidente César Emílio Lopes Oliveira, prefeito de Capitão Enéas, e o 15º na lista daqueles já estiveram à frente da entidade, em seus 39 anos de existência.



DIRETORIA



A nova diretoria da AMAMS ficou assim constituída: Presidente: Luiz Rocha Neto – prefeito de São Francisco; 1º vice-presidente, Manoel Jorge de Castro – prefeito de Jaanuária; 2º vice-presidente, Jair Oliva Júnior, prefeito de Brasília de Minas; Conselho Fiscal: Nixon Marlon G. das Neves, prefeito de Fruta de Leite; Hélio Pinheiro Júnior, prefeito de Catuti; Hercules Vandi da Fonseca, prefeito de Lagoa dos Patos; e Ricardo Afonso Veloso, prefeito de Bocaiúva.