MANGA FILIA À AMAMS E PEDE AJUDA PARA RODOVIA E PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO

| 05 de Março de 2021 - 10:47

O prefeito Anastácio Guedes filiou a Prefeitura de Manga à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em evento realizado na quinta-feira (04/03), na sede da entidade, quando aproveitou a solenidade e pediu a ajuda da entidade para duas demandas macrorregionais de interesse do município, que são a retomada das obras da BR 135, no trecho de Itacarambi a Manga e da ponte sobre o rio São Francisco, interligando a cidade de Manga com o município de Matias Cardoso. “Depois de quatro anos, fizemos questão de filiar Manga a AMAMS por reconhecer a força da entidade como defensora dos interesses do Norte de Minas e principalmente das causas municipalistas” – explica o prefeito, que veio acompanhado dos seus assessores.
Eles se reuniram com o secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Dias, quando lembraram que a ponte sobre o rio São Francisco passa a ser uma realidade, no momento em que sua construção foi inserida na negociação judicial com a Vale, cujo acordo implica na aplicação de R$ 37,8 bilhões. “O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa e de imediato, precisamos articular a bancada estadual do Norte de Minas para aprovar essa obra. De imediato, mandar publicar o edital, com a elaboração do projeto técnico. A ponte criará mais uma rota para escoamento da produção do Projeto Jaíba para o Centro-Oeste” – explica o prefeito.
No caso da BR 135, a obra de pavimentação do trecho de Itacarambi-São João das Missões-Manga foi embargada pelo Tribunal de Contas da União em 1988. Depois foi derrubado esse embargo. Anastácio Guedes afirma que a recente federalização do trecho ajudará a captar os recursos no Ministério da Infraestrutura. Na sua visão, a AMAMS pode acionar a bancada mineira no Congresso Nacional para articular essa obra. É o único trecho da BR 135, em território mineiro, que ainda não foi asfaltado. A rodovia teve seu traçado criado pelo então presidente Juscelino Kubstchek, com inicio na BR 040 e acabando em São Luiz, no Maranhão.
O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, agradeceu ao prefeito Anastácio Guedes, de Manga, por atender seu convite e se filiar na AMAMS e garante que as demandas do município serão priorizadas. Ele afirma que tanto a BR 135 como a ponte do rio São Francisco são demandas de todo Norte de Minas e com amplas condições de serem executadas.