MEC DESTACA PAPEL DA AMAMS NAS PARCERIAS EDUCACIONAIS

| 29 de Outubro de 2025 - 11:24

O Ministério da Educação (MEC) destacou o papel da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) na articulação e fortalecimento das políticas públicas voltadas à melhoria da educação básica. A afirmação foi feita pelo coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica do MEC, João César da Fonseca Neto, durante palestra realizada na manhã desta quarta-feira (29), na capacitação sobre o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), promovida pelo Departamento de Educação da AMAMS com os municípios do Norte de Minas.
 
O representante do MEC ressaltou que o Novo PAR é um instrumento essencial para o fortalecimento do planejamento educacional de estados e municípios. Segundo ele, o programa passou por mudanças significativas, ampliando seu foco, antes concentrado na captação de recursos financeiros, para o fortalecimento da gestão educacional municipal, com base em indicadores e metas mais precisas. “Os municípios agora precisam realizar diagnósticos detalhados de suas demandas e alinhar as ações ao Plano Municipal de Educação. A articulação promovida pela AMAMS é fundamental para esse processo de integração e planejamento”, destacou Fonseca Neto.
 
O presidente da AMAMS e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, ressaltou que a entidade tem buscado apoiar os municípios na elaboração de planos educacionais alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE), promovendo maior equidade na distribuição dos recursos federais. “O Novo PAR fortalece a capacidade de diagnóstico das redes de ensino, permitindo que os gestores elaborem planos de ação mais conectados com a realidade local”, destacou Ronaldo Dias.
 
 
O presidente estadual da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Jonas Rêgo, reforçou a importância das mudanças no formato do PAR. Ele lembrou que anteriormente as prefeituras apenas inseriam seus pedidos no sistema, mas agora deverão apresentar um diagnóstico técnico de suas necessidades. “Essa nova metodologia tende a elevar a qualidade do ensino e a eficiência do uso dos recursos. É louvável a iniciativa da AMAMS em promover essa capacitação, preparando os municípios para o novo formato”, afirmou Rêgo, que também conclamou os gestores municipais a fortalecerem o trabalho conjunto com entidades municipalistas como a AMAMS e a Undime.
 
O consultor do Novo PAR no MEC, Antônio Marques Mota, destacou que o programa contempla atualmente 22 ações e programas federais voltados à educação, exigindo planejamento estratégico das redes locais para melhor aproveitamento das oportunidades. O encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento de gestores e servidores da área de educação sobre as diretrizes e ferramentas do Novo PAR, que passa a ser executado em ciclos quadrienais. A nova edição abrange o período de 2025 a 2028.