MINISTÉRIO DA SAÚDE ACATA PEDIDO DA AMAMS E GARANTE VACINAÇÃO PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO NORTE DE MINAS

| 06 de Abril de 2020 - 08:00

 

O Ministério da Saúde acatou o pedido da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e assegurou a vacinação para todos os profissionais da área de assistência social. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, em correspondência enviada ao presidente Marcelo Félix explica que “o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma referência internacional de política pública de saúde. Destaca-se que as estratégias de vacinação no Brasil, a inclusão de novas vacinas no Programa e o estabelecimento de grupos populacionais a serem cobertos, são decisões respaldadas em bases técnicas, científicas e logísticas, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a garantia da sustentabilidade da estratégia adotada para a vacinação”.

Ele explica que “a vacinação contra influenza se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Em 2020 o Ministério da Saúde definiu a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 23 de março a 22 de maio, sendo o dia “D” de mobilização nacional, em 09 de maio. Ressalta-se que diversos fatores influenciam no estabelecimento de prioridades para a vacinação tanto na campanha, quanto na rotina, que são definidas com a participação das associações e instituições da comunidade científica e de profissionais, no âmbito de grupos técnicos de especialistas assessores do Programa Nacional de Imunizações. Origina-se daí a decisão por incluir um determinado imunobiológico no Calendário Nacional de Vacinação do País, bem como a importância de vacinar determinado grupo ou segmento da população”.

O secretario Wanderson Kleber de Oliveira explica que “os profissionais da Assistência Social encontram-se contemplados como trabalhadores da saúde, como descrito nesta Resolução 218/1997 - Regulamentação das profissões de Saúde que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação, já definidos na primeira semana de vacinação nos serviços de saúde, como preconiza por este Ministério da Saúde”. Ele anunciou que a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações se coloca à disposição da AMAMS. Nessa segunda-feira a AMAMS repassou essa orientação para todos municípios filiados.

No dia 24, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde que os profissionais da rede municipal de assistência social do Norte de Minas fossem priorizados na campanha de vacinação contra a gripe, iniciada naquela semana. O argumento é que estes profissionais estão no exercício de suas funções e atribuições na oferta dos atendimentos junto as famílias/indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, população esta, atendida pela assistência social em grande parte e que vivem em situação de pobreza.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, explicou que os gestores municipais de Assistência Social pediram ajuda da AMAMS para convencer o Governo a atender esse segmento uma vez que o risco de serem contaminados é muito grande. “Como o trabalho é essencial durante o período de pandemia do coronavírus, os trabalhadores do SUAS, estão em busca de propor planejamentos adequados para a execução da oferta do serviço a população carente, no que tange aos serviços socioassistenciais. Neste sentido, identificamos que estes profissionais não estão na lista de público prioritário da campanha de vacinação e com isso, ficam vulneráveis, pois estão em exposição de ações e campanhas conjuntas com a política de Saúde junto aos idosos, crianças, entre outros”.