MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES DISPONIBILIZA 500 MIL REAIS EM EQUIPAMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO SINAL DIGITAL DE TE
Os sinais da televisão analógica terrestre no Brasil serão desligados no dia 31 de dezembro de 2023 e o Ministério das Comunicações convoca os municípios para ampliar o acesso ao serviço de televisão digital terrestre nas localidades onde ainda não houve o desligamento dos sinais analógicos de televisão e que possibilita a transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV), com recursos de interatividade.
O Ministério das Comunicações disponibiliza R$ 500.000,00 em equipamentos para cada município do saldo de recursos remanescente proveniente da licitação que trata o Edital n° 2/2014-SOR/SPR/CD-ANATEL, recursos que devem ser empregados na Instalação de equipamentos para a digitalização dos sinais analógicos das estações retransmissoras de televisão nos municípios que possuem acesso ao sinal analógico e que ainda não dispõem de nenhum sinal de televisão digital terrestre e que também devem atender as famílias integrantes do Cadastro Único, inclusive as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O coordenador de Convênios da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Antônio Barbosa, orienta prefeitos e prefeitas para que façam a adesão e, assim, ter o direito dos recursos que são remanescentes da primeira fase do projeto TV Digital, são recursos do leilão da Banda 4G. Trata-se de dinheiro público que está reservado desde 2014 para garantir a digitalização da população. O município que não aderir, se quiser continuar com o sinal de TV, terá que arcar com recursos dos cofres públicos municipais.
Mais informações no telefone (38) 3212 2219