MINISTÉRIO PUBLICO ACIONA AMAMS PARA VIABILIZAR ASSISTÊNCIA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE DE MINAS

| 10 de Fevereiro de 2020 - 09:58

O promotor Daniel Librelon Pimenta, coordenador regional da Infância e Juventude do Ministério Público no Norte de Minas acionou a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para buscar solução dos vários problemas que afetam esse setor na região. A coordenadora do Departamento de Politicas Sociais da AMAMS, Laila Tatiane esteve na reunião realizada quarta-feira a tarde, na sede do Ministério Publico e com a participação da coordenadoria regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) e Consorcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene (CIMAMS). Desde o ano de 2015 que existe essa parceria, na capacitação dos Conselheiros Tutelares, em fato inédito no Brasil e que acabou servindo de modelo nacional.
            O Ministério Publico quer ações e parcerias  no âmbito da assistência social, como a capacitação e formação do Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Fundo Municipal da Criança e Adolescente com os recursos do Fundo da Infância e Adolescente (FIA), Rede Sócio Assistencial, Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente, Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e Medidas Socioeducativas de LA e PSC. A coordenadora do Departamento de Politicas Sociais da AMAMS, Laila Tatiane explicou que o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária apóia a causa e no mês de janeiro esteve em Brasília buscando recursos para essa área.
As discussões perpassaram sobre as demandas existentes nos municípios e as intervenções realizadas pelas instituições no contexto apresentado na oferta do serviço vinculado ao aprimoramento dos temas específicos. Foi abordado sobre o apoio técnico prestados aos municípios e a possibilidades de traçar em conjunto algumas ações, para  buscar o aprimoramento e execução de serviços ofertados junto aos municípios. As linhas de atuação seriam com  as instituições envolvidas  contribuírem com discussões junto aos prefeitos, gestores, e profissionais vinculados.
Nesta reunião foi apresentado os planos de trabalho em vigência para o ano de 2020 e as ações que serão realizado em vinculação para melhorias das políticas públicas nos municípios voltado para a área do SUAS. A AMAMS  já oferta os serviços vinculado a essas modalidades de atendimento e foram realizados capacitações, oficinas práticas e visitas aos municípios abordando temas pertinentes a rede socioassistencial, acolhimento institucional, controle social junto ao Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Programa Bolsa Família, Criança Feliz e Vigilância socioassistencial, atendendo os municípios de acordo com as demandas apresentadas.