Município recebe visita dos avaliadores do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica).

| 28 de Setembro de 2017 - 15:17

NOS DIAS 13 E 14 DE SETEMBRO O MUNICÍPIO DE ÁGUAS VERMELHAS/MG RECEBEU A VISITA DOS AVALIADORES DO PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica).

São avaliados todos os município do país que fizeram a adesão ao programa, sendo Águas Vermelhas um deles.

O Município recebeu a visita de 3 avaliadoras que coletaram informações pra posteriormente emitirem um resultado de como nossa atenção básica está. Isso faz com que o município possa receber mais recursos pra investimento nas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem , agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Foram analisados, também, a infra-estrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011.