Municípios da Região Central, Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, participam de Workshop de capacitação na AMAMS

| 28 de Março de 2017 - 19:26

 



Mais de 90 municípios e 43 prefeitos, participaram do Workshop de Capacitação GMC 2017 e Oficina Técnica de Engenharia em Obras de Contratos e Repasse, realizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS em parceria com a Caixa, durante toda a terça feira, 28 de março, na sede da Associação.

O workshop teve como objetivo viabilizar importantes investimentos nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura urbana, através de capacitação dos gestores e dos Gerentes Municipais de Convênios e Contratos – GMCs, para tornar os processos de transferências dos recursos da União mais ágeis.

Os GMCs são responsáveis por gerenciar os convênios, contratos de repasse e financiamentos junto a Caixa e tem a articulação de diferentes áreas da Prefeitura como um dos seus objetivos principais.

O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, falou sobre a importância do evento para a região, “Essa capacitação é importante para fazermos o nivelamento de conhecimentos, nós temos técnicos que foram empossados em janeiro, que ainda estão aprendendo a atuar na área de convênios. Hoje iniciamos um novo chamado de transferência de conhecimento e de troca de experiências entre gestor, setor de convênios e engenharia. A Caixa é a pioneira no sentido de concentração e gestão de recursos, especialmente recursos federais, oriundos de emendas e do orçamento geral da união. Por isso a importância do fortalecimento do setor de convênios, pois nós temos que impulsioná-lo para permitir que possa trabalhar como uma segunda prefeitura, atraindo investimentos, para não sobrecarregar a nossa verba de gabinete, o nosso recurso que é tão pouco e limitado”.

O Presidente disse ainda que, “A nova AMAMS tem essa roupagem, no sentido de apoiar os nossos prefeitos em todas as áreas de sua atuação, de fazer uma interlocução com todos os órgãos, seja Ministério Público, TCU, CGU, ajudando a solucionar os problemas existentes. Recomendamos aos gestores que não assinem contrato de terceirização com escritórios de advocacia para execução de recurso do Fundef, pois já existe uma sentença, transitada em julgado, já pacífica, e nós estamos dentro do nosso setor técnico e de estudos procurando uma solução para essa questão. Em breve nos reuniremos com os procuradores municipais para instruir como será feita essa execução, uma vez que a sentença já existe. Eu tenho conversado com os prefeitos um a um, e a esperança de um futuro melhor para os seus municípios me da ânimo para continuar a minha luta pela nossa região”.

AMAMS1

Durante o Workshop, além das capacitações realizadas pelos gerentes da Caixa, houve também uma explanação feita pelo Diretor Técnico Raphael Mota, sobre os setores técnicos da Amams e as capacitações que a entidade realizará nos próximos dias para os seus municípios filiados.

O evento terá continuidade na quarta-feira, 29 de março, quando haverá um treinamento para os engenheiros responsáveis por projetos e acompanhamentos dos contratos de repasse nos municípios.

 

Montes Claros, 27 de Março de 2017.