Municípios norte-mineiros são capacitados pela AMAMS através do setor de Assistência Social

| 03 de Abril de 2017 - 19:36



A Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE – AMAMS, através do departamento de Assistência Social, em uma ação pró ativa inaugurada na Gestão do Presidente José Reis, está oferecendo capacitações aos municípios filiados.

Através de Oficina os municípios de Ubai, São João das Missões, Nova Porteirinha, e Capitão Enéas, tiveram o assessoramento técnico sobre Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), Consultoria à Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

“As oficinas estão sendo oferecidas de acordo com as especificidades de cada município, a fim de atender as demandas de cada um, contribuindo para a efetivação dos programas”, comentou o Presidente da AMAMS e Prefeito De Bonito de Minas, José Reis.

Na oportunidade foi apresentado aos secretários municipais o levantamento acerca das contas da Assistência Social financiadas pelo governo Federal, sua possibilidade máxima de receita, o que estava deixando de ser arrecadado pelos municípios bem como os possíveis caminhos para reestabelecer os repasses de maneira integral, por meio da estruturação de metodologias de trabalho e da gestão qualificada das informações.

As informações tiveram como objetivo contribuir para adoção de boas práticas gerenciais nos municípios, assegurando o cofinanciamento de recursos das três esferas de governo (Estadual, Federal e Municipal), por meio do alcance de bons indicadores, o que reflete na melhoria da qualidade dos serviços ofertados nos municípios.

Para a secretária de Assistência Social de Nova Porteirinha, Margarida Aparecida Cavalcante “Gostei muito da capacitação, foi muito esclarecedora, não nos mostrou apenas tecnicamente, mas através da prática, o que precisamos saber sobre os programas, para aprendermos com mais facilidade”.

Cap AMAMS - Zé Reis

Joarez Rodrigues de Souza, Secretário de Desenvolvimento Social de São João das Missões está em sua segunda gestão, “De todas as capacitações em que participei, essa foi uma das mais proveitosas, por que não foi só teórica, essa foi uma capacitação prática, falando a na nossa linguagem, a AMAMS está de parabéns por esta iniciativa”, finalizou o secretário.

Montes Claros, 03 de Abril de 2017.