NORTE DE MINAS PASSARÁ PARA ONDA AMARELA E AMAMS ORIENTA MUNICÍPIOS

| 15 de Julho de 2020 - 12:00



O Norte de Minas retornará para a onda amarela, talvez na semana que vem, progredindo da atual situação de onda branca, o que permitirá a flexibilização de maiores setores, conforme dados apresentados na manhã dessa quarta-feira pela superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dheyme Marques e pelas gerentes regionais de Saúde de Januária, Ioná Lisboa e de Pirapora, Adriana Katia Emiliano durante reunião realizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). O evento teve como objetivo discutir quais medidas os prefeitos devem adotar, depois da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a legalidade do projeto Minas Consciente. O Norte de Minas tem 70 municípios com Covid.
O secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Mota abriu o evento, mostrando a dúvida que os municípios enfrentavam a partir da decisão judicial, pois, deixou a entender que a Prefeitura que não aderisse ao projeto Minas Consciente, teria que ser enquadrado na Deliberação 17, do Conselho Estadual, onde permite funcionar apenas os serviços essenciais. O coordenador do Departamento Jurídico da AMAMS, Felipe Leal mostrou que ocorreu uma interpretação equivocada da decisão judicial, que teve como foco apenas os casos onde existe litígio judicial, tendo em vista que em algumas comarcas o Minas Consciente foi reconhecido como balizador e em outros, foram os decretos municipais. Ele mostrou que a AMAMS orientou os municípios a terem a autonomia respeitada e independente de qualquer posição, fazer um pacto para impedir o aumento dos casos de Covid 19 e isso se evidencia quando eles editaram decretos com essa finalidade, independente da orientação do Estado.
A superintendente Dheyme Marques, presidente do Comitê Regional Covid 19, mostrou que os dados do Norte de Minas são bons, pois, está ocorrendo apenas 30% da ocupação dos leitos de UTI e que as decisões são tomadas com base em indicadores técnicos de contaminação, óbitos e ocupação de leitos. Ela anunciou que o Estado estará anunciando em pouco tempo um novo projeto, denominado 2.0 e que inclui uma consulta pública aos municípios sobre as medidas que devem ser adotadas. Ioná Lisboa e Adriana Katia Emiliano confirmaram que junto com a Superintendência Regional de Saúde tentaram convencer os municípios a aderirem ao Minas Consciente, mas encontraram resistências.