NORTE DE MINAS PEDE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE A DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA COVID

| 11 de Agosto de 2020 - 14:43

O Norte de Minas decidiu solicitar ao Ministério da Saúde a doação de Hidrocloroquina, Dexametasona, Colecalciferol e Ivermectina para serem usados na prevenção e enfrentamento ao Covid 19. Na manhã dessa terça-feira foi realizada reunião na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), preparatória para a reunião a ser realizada no sábado, dia 15 com a presença da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que pretende criar no Norte de Minas um Centro de diagnóstico do Covid 19, podendo ser em Montes Claros ou Janaúba. A AMAMS, juntamente com os prefeitos dos municípios da área de jurisdição, decidiu solicitar as doações.
A reunião comandada pelo secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Mota contou com as presenças do prefeito José Nílson de Bispo Sá, prefeito de Padre Carvalho; Dheyme Marques, superintendente regional de Saúde; o empresário Francisco Assis Junior e o advogado Lucelho Diniz, além de assessores da AMAMS, quando discutiram os detalhes da visita da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro e do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo, esse ultimo responsável pela vinda da secretária nacional. A Superintendência Regional de Saúde será responsável pela mobilização dos secretários municipais de Saúde, enquanto a AMAMS acionará os prefeitos.
O prefeito José Nílson Bispo de Sá mostrou que os municípios estão preocupados com uma triste realidade: receberam os recursos repassados pelo Governo para as ações de enfrentamento a Covid 19, mas não estão aplicando por falta de orientação do Ministério da Saúde e com isso, sobrecarregam o Tesouro Municipal, pois, todas as despesas estão sendo feitas com os recursos municipais. Além disso, as Prefeituras têm aberto, licitações para a compra dos medicamentos, mas elas estão ficando desertas, pois, nenhum fornecedor tem interesse de fazer a venda, por causa da grande procura pelos produtos. A AMAMS, por determinação do presidente Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, encaminhou ontem o pedido de doação de 1.200.000 medicamentos Hidrocloroquina, Dexametasona, Colecalciferol e Ivermectina.
Tanto Francisco Assis Junior e Lucelho Diniz explicaram que o Ministério da Saúde tem interesse de instalar no Norte de Minas um Centro de referência em Covid 19. A superintendente regional de Saúde, Dheyme Marques explicou que o município de Janaúba montou uma estrutura bem avançada para atender toda microrregião da Serra Geral, onde são seguidos protocolos fixados pelo Ministério da Saúde, onde os casos suspeitos têm uma porta de entrada específica; os casos confirmados outras e os pacientes recebem a medicação correta.
Ela anunciou ainda que a cidade de Janaúba contará com 10 respiradores e 10 equipamentos cardíacos, assim como Salinas receberá cinco respiradores. Porém, a grande demanda são os equipamentos complementares e se o Ministério da Saúde puder doar o que está faltando, ajudará a região a ampliar a sua capacidade de atendimento aos pacientes do COVID 19. A reunião com secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro e do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo será no sábado, às 9 horas, no auditório da AMAMS, com número limitado de participantes e transmitida pela TV AMAMS, para acompanhamento virtual.