Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, Inscreva-se!

| 05 de Setembro de 2017 - 16:28



O “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Instituto Pólis com financiamento da União Europeia no Brasil e parceria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações gratuitas com o objetivo de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e gestores locais na coordenação e promoção de ações, planos e projetos de desenvolvimento territorial local, mediante processos participativos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidades (ONU).

A responsabilidade dos administradores municipais aumentou significativamente nos últimos anos, desde a Constituição de 1988. Mais obrigações vieram, e cada vez menos recursos chegam. Neste cenário, para conseguir cumprir todas suas atribuições e ainda garantir uma vida com dignidade para a população, os prefeitos precisam fortalecer suas equipes e direcionar esforços. Soma-se a essa realidade o fato de cerca de 95% dos municípios brasileiros possuírem menos de 100 mil habitantes, sendo, portanto, de pequeno e médio porte. Estes municípios são o alvo deste projeto, pois possuem, em sua maioria, uma estrutura administrativa com mais limitações no que diz respeito à capacidade técnica para elaboração de projetos e captação de recursos.

A capacitação dos gestores municipais é imprescindível para o fomento do desenvolvimento territorial, já que são eles os responsáveis pela execução de políticas em nível local, assegurando que serviços essenciais cheguem ao cidadão. É fundamental que a atuação dos municípios dialogue com a agenda mundial e suas demandas. Assim, o projeto baseou-se no fomento das diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana na gestão municipal, definida em 2016 na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, e no empoderamento das autoridades e gestores locais no sentido de torná-los protagonistas da conscientização em torno dessas agendas e de sua concretização, que têm como premissa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, colocando a participação cidadã como um dos fios condutores na definição das políticas.

Podem se inscrever os municípios de, Araçuaí, Belo Oriente, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buritis, Buritizeiro, Capelinha, Caraí, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Guanhães, Itamarandiba, Itambacuri, Itaobim, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, João Pinheiro, Medina, Minas Novas, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Pompeu, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João da Ponte, São João do Paraíso, Serro e Taiobeiras.

Para Inscrição: AQUI

Montes Claros, 05 de setembro de 2017.