PREFEITOS DA AMAMS ESTIVERAM REUNIDOS COM O PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL

| 16 de Agosto de 2023 - 15:35

Durante o segundo dia de mobilização municipalista em Brasília DF, a quarta-feira, 16 de agosto, foi um dia de muitos debates e encontros com lideranças políticas. A comitiva de prefeitos do Norte de Minas que acompanha o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, esteve no Senado Federal para tratar com o presidente da casa, o senador Rodrigo Pacheco, as pautas prioritárias que foram temas de debates realizados na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O projeto de Reforma Tributária, a PEC 45/2019, que tramita no Senado, foi o tema mais relevante na conversa com o senador Rodrigo Pacheco. Segundo Nilsinho, alguns ajustes no texto da Reforma devem ser considerados pelos senadores. E destacou que cerca de 96% dos Municípios no Brasil ganham com a mudança do ISS e ICMS para o IBS. 

“Nós, prefeitos de todo país, estamos aqui em Brasília para cobrar dos senadores uma Reforma Tributária mais justa. Outra situação que também nos preocupa é a queda de arrecadação enfrentada pelos Municípios. Mais da metade dos municípios brasileiros estão com as contas no vermelho em razão da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por isso, defendemos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta em 1,5% o FPM”, enfatizou o presidente da Amams.