PREFEITOS DO NORTE DE MINAS COBRAM SANÇÃO DO AUXILIO AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

| 20 de Maio de 2020 - 08:00

Os prefeitos do Norte de Minas, reunidos ontem a tarde através de videoconferência, cobraram do presidente Jair Bolsonaro a sanção do projeto que repassa os recursos aos Estados e municípios. O projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal está no Palácio do Planalto há mais de 15 dias, agarrando a sanção presidencial. Ainda na reunião, os prefeitos decidiram pedir ao governador Romeu Zema que repasse sem qualquer despesa para os municípios da área mineira da Sudene os equipamentos e respiradores adquiridos pelo Estado e que está querendo repassar aos municípios com o mesmo custo que adquiriu. Os prefeitos também alertaram ao Governo sobre a atuação do transporte clandestino de passageiros, com vários ônibus trazendo pessoas de São Paulo e outras áreas com alta contaminação e com isso, trazendo a doença.
A videoconferência foi uma iniciativa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), com a estrutura sendo montada no auditório da entidade, com as presenças dos prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios filiados. Os dados mostram que o Norte de Minas tem 130 casos de Covid 19, sendo 120 casos confirmados e 10 mortes, além de outras três mortes em investigação. Na abertura dos trabalhos, o presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí, lamentou que os prefeitos estejam sendo vitimas de cobranças, depois que a imprensa publicou o repasse de recursos financeiros. O presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), Raul José Reis, prefeito de Lagoa dos Patos, reforçou essa tese, pois até agora a verba não foi depositada na contas dos municípios.
O prefeito Arismar Araujo Barbosa, de São João do Pacuí, também alertou sobre essa situação e demonstrou sua preocupação com a retomada das aulas nas escolas da rede estadual, quando muitos pais não tem a formação necessária para
 ajudar os filhos a aprenderem o conteúdo, assim como falta estrutura nas casas, como internet. O prefeito Robson Adalberto Mota, prefeito de Coração de Jesus, alertou que os municípios devem pressionar o presidente Jair Bolsonaro a sancionar a lei que repassa o auxilio para os Estados e municípios. O prefeito de Ubaí, Marco Antonio Braga alertou que um dos problemas vividos pelo Norte de Minas são os ônibus do transporte clandestino, que trazem pessoas de várias partes do pais e com eles, o Covid. 
A Prefeitura de Januária pediu para serem instalados leitos de UTI no município, pois segundo a secretária municipal de Saúde, Naiara, é a única microrregião sem qualquer leito de UTI e se ocorrer algum problema, será o caos. O assessor da AMAMS, Ronaldo Mota Dias, lembrou que é necessário criar esses leitos na região de Januária, que é o único vazio no Norte de Minas. Ele lembrou aos prefeitos do Norte de Minas que outro problema é a vulnerabilidade social, pois com os impactos causados pelo Covid, as famílias começarão a passar fome e é necessário arrumar cestas básicas para sustentar essas pessoas. Ele também chamou a atenção para a disponibilização com ônus dos equipamentos de proteção individual e respiradores, quando entende que o Norte de Minas tem de receber tudo, sem qualquer custo para os cofres municipais.
Os dados levantados pela AMAMS junto ao Estado e aos municípios apontam que o Norte de Minas tem 130 registros de Covid, sendo 120 casos confirmados e 10 mortes oficializadas, alem de três mortes em investigações. Os casos são Bocaiuva (1) Brasilia de Minas (7), Espinosa (1) Ibiaí(1), Icaraí de Minas (1), Itacarambi (1), Janaúba (6), Mamonas (1), Matias Cardoso (2), Monte Azul (3), Montes Claros (44)), Nova Porteirinha (1), Olhos D`água (3) Pirapora (6), Porteirinha (3), Riachinho (1), São Francisco (25), São João do Paraíso (1), São Romão (5), Ubaí (1) e Várzea da Palma (6). São  mortes, com Espinosa (3), Montes Claros (3), São Francisco (2), São Romão (1) e Varzelândia (1) e está sendo investigada uma morte em Pirapora, São Romão e em Várzea da Palma.