PREFEITOS SE REÚNEM NA AMAMS PARA INSTALAÇÃO DO CONSÓRCIO TURÍSTICO DA CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO
| 10 de Dezembro de 2025 - 10:49
Prefeitos de seis municípios da região se reuniram nesta terça-feira (09), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), para oficializar a criação do Consórcio para o Desenvolvimento Turístico da Cordilheira do Espinhaço. Participaram do encontro os prefeitos Diego Braga Fagundes (Grão Mogol), Éder Rios (Botumirim), Geraldo Moisés de Souza (Itacambira), Zilmar Pinheiro Lopes (Turmalina), Robertão (Bocaiúva) e Jairo Júnior (Cristália). O prefeito Éder Rios, de Botumirim, foi eleito presidente do consórcio.
Reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera, a Cordilheira do Espinhaço é a única cadeia montanhosa de grande extensão que atravessa Minas Gerais e alcança a Chapada Diamantina, na Bahia. Possui cerca de 1.000 a 1.200 km de comprimento, conectando 172 municípios, abriga rica flora e fauna endêmicas, conecta três grandes biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. É vital para as nascentes de rios que abastecem diversas regiões do país e oferece atrativos turísticos como trilhas, cachoeiras e cidades históricas.
O presidente da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou o apoio da entidade à iniciativa: “A AMAMS reconhece o potencial turístico da Cordilheira do Espinhaço e acredita que o consórcio será fundamental para aquecer ainda mais a economia do Norte de Minas, transformando a região em um polo de ecoturismo e desenvolvimento sustentável.”
Com base na Lei 11.107/05 e nas leis de ratificação dos municípios consorciados, foi realizada a primeira assembleia geral, que deliberou sobre a eleição da diretoria executiva e a aprovação do estatuto social.
A primeira diretoria executiva do consórcio ficou assim composta:
Presidente: Éder Leandro Rios, prefeito de Botumirim;
Vice-presidente: Diêgo Antônio Braga Fagundes, prefeito de Grão Mogol;
Conselho Fiscal:
Roberto Jairo Torres, prefeito de Bocaiúva;
Zilmar Pinheiro Lopes, prefeito de Turmalina;
Geraldo Moisés de Souza, prefeito de Itacambira.
A reunião foi coordenada por Ítalo Mendes, secretário Municipal de Turismo de Grão Mogol e presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo.
