Prefeitura realiza abertura da Campanha Outubro Rosa

| 03 de Outubro de 2017 - 16:06

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Instituto Viver (Associação de Prevenção ao Câncer e Promoção à Vida), realizou na manhã desta segunda-feira, 2, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa na cidade. O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com um café da manhã coletivo para os servidores e agendamento de mamografia. Acadêmicos de uma faculdade particular também participaram do evento, oferecendo serviços de beleza e aferindo pressão arterial e glicemia capilar.

O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, principalmente através da realização de exames que podem detectar precocemente o aparecimento da doença. De acordo com a coordenadora do programa municipal de Saúde da Mulher, Marianne de Andrade Costa, através da campanha serão oferecidas 400 mamografias na cidade, sendo que esse número pode aumentar dependendo da procura. Devem realizar esse exame as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Marianne lembra que o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no mundo e que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que, no Brasil, 58 mil novos casos deverão ter surgido ao final do período 2016/2017.

O ápice da campanha será no dia 17 de outubro, com várias ações realizadas na Praça Doutor Carlos. Já o encerramento acontece no dia 29, com um grande passeio ciclístico que terá saída e chegada no Parque Municipal.