Prêmio Amams de Responsabilidade Fiscal e Social certifica o trabalho dos gestores do Norte de Minas

| 08 de Março de 2016 - 18:24

Ações de 60 municípios da região foram avaliadas para concorrer ao prêmio



Depois de uma rigorosa avaliação das ações dos 60 municípios concorrentes ao “Prêmio Amams Antônio Lafetá Rebelo de Responsabilidade Fiscal e Social”, feita por um corpo técnico da Unimontes, o município de Bocaiuva, com pouco mais de 49 mil habitantes, foi o vencedor do primeiro lugar. A premiação foi entregue na noite de sexta-feira 08 de abril, em segundo e terceiro lugar ficaram as cidades de Pai Pedro e Itacarambi. De acordo com os organizadores, o objetivo foi divulgar as boas ações desenvolvidas pelas prefeituras na gestão e na melhoria da qualidade de vida da população.



“É importante saber que os municípios estão fazendo sua parte. Preocupados cada vez mais com a gestão fiscal, social, saúde e educação”, destacou o presidente da Amams César Emílio Lopes Oliveira.



Para o prefeito de Bocaiuva Ricardo Veloso, o prêmio valoriza as ações desenvolvidas nos municípios. “O prêmio significa muito. É a luta e o trabalho de uma equipe que se dedica e ama sua cidade”, afirma.



[caption id="attachment_199" align="aligncenter" width="870"] 1º Lugar - Bocaiúva[/caption]



O Prêmio Amams foi idealizado pela Unimontes em parceria com o Sebrae e o MPMG para mostrar o desempenho das administrações. As ações realizadas nas cidades que concorreram foram exibidas pela Inter TV Grande Minas, que é parceira do evento. “É de suma importância não só reconhecer, como incentivar esse tipo de trabalho onde o ganho é de todos”, destacou Éder Alves, diretor da Inter TV núcleo Minas Gerais.



O resultado deste trabalho revela para os gestores novos caminhos dentro de seus desafios e sua realidade de trabalho. Foram três meses de avaliações e pesquisas em 60 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, onde ficaram comprovadas as várias ações que tem melhorado os aspectos na qualidade e agilidade na prestação de serviços a sociedade.



Em todos os municípios foram detectados significativos investimentos em áreas como saúde, educação, obras, apoio ao homem do campo e uma forte preocupação com o desenvolvimento social.



Através do prêmio AMAMS, surge um novo olhar para a gestão pública municipal, ficam os desafios, cresce a responsabilidade, nasce a força de uma associação e promove o desenvolvimento a cada dia.



Geraldo Alemandro, da Unimontes, explicou que o prêmio é dividido em duas grandes áreas, a área fiscal que mensura o índice da qualidade da gestão fiscal e a transparência que é a prestação de informações públicas dos municípios. A parte social vai trabalhar os gastos com a educação, com a saúde e a questão da qualidade dos CRAS, que é a questão da assistência social dos municípios.



O magnífico reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, explicou que: “os critérios técnicos foram criteriosamente analisados, todo mundo sai ganhando, vitoriosos somos todos nós, porque na verdade estamos dentro de um momento tão especial do nosso Brasil”.



De acordo com o secretário executivo da Amams, professor Luiz Lobo: “o prêmio tem como objetivo principal que é de aglutinar os prefeitos, criar um canal de divulgação para mostrar para a população aquilo que os prefeitos têm feito de fato. O prêmio é uma oportunidade dos prefeitos demonstrarem de uma forma mais organizada, aquilo que eles fizeram na área da saúde, da educação, da assistência social”.



O prefeito de Januária, Manoel Jorge, disse que “as iniciativas, os projetos importantes que por ventura foram apresentados, vão estimular a esse governo e também os novos governos que virão do ano que vem pra frente a buscar ideias importantes, iniciativas boas, a buscar uma distribuição melhor dos recursos com as comunidades mais carentes”.



Sobre o prêmio Amams, Paulo Afonso, prefeito de Engenheiro Navarro, elogiou: “muito importante essa divulgação nesse momento onde pode aparecer o nosso trabalho”.



O prefeito de Pai Pedro, Eujácio da Soledade, comemorou o segundo lugar para o seu município: “nós já temos a consciência do nosso trabalho lá em Pai Pedro, nós temos uma equipe muito boa trabalhando com a gente lá, e ter a possibilidade de receber o prêmio aqui é a oportunidade da gente mostrar pra toda a região também, é o reconhecimento na realidade que a gente está fazendo um bom trabalho na nossa cidade.



[caption id="attachment_200" align="aligncenter" width="870"]materia-premio-amams-paipedro 2º Lugar - Pai Pedro[/caption]



O prefeito de Riacho dos Machados, Elton Marques, salientou que “esse prêmio vai representar as regiões que fez um bom trabalho, e a AMAMS está de parabéns por ter elaborado esse prêmio”.



Edmárcio Moura, prefeito de Matias Cardoso, que também responde pela 1ª vice-presidência da Amams, enfatizou que: “quando você encontra parceiros como a InterTV, um órgão gestor como o Sebrae, a Unimontes que é muito respeitada e a AMAMS, que é uma instituição fortíssima para nos representar, só agregou e somou”.



Segundo Luiz Rocha Neto, prefeito de São Francisco, e 2º vice-presidente da Amams, “como disse o prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso, vencedor do prêmio, todos os prefeitos são vencedores. Pois cada um procurou mostrar como tem sido gasto os recursos em favor da sua população. O prêmio serviu de incentivo para que todos os colegas prefeitos procurem fazer cada vez mais obras e ajudem a melhorar os índices de desenvolvimento social e econômico”.



O secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Deputado Paulo Guedes, destacou que, “essa é uma belíssima iniciativa, porque é uma forma de incentivar os prefeitos a acertar cada vez mais, a inovar nas suas administrações, e a fazer uma administração voltada para o social, ouvindo as pessoas, procurando uma sintonia perfeita com a comunidade local”.



O prefeito de Patis, Vinícius Versiani, assinalou que, ”podemos conferir que o prêmio Amams já nasceu com bases sólidas, com avaliações concretas e com parceiros de primeira categoria, a exemplo da Unimontes, do Sebrae, com todo o apoio do ministério público e da parceria com a inter TV”.



Evando Gonçalves, prefeito de Lontra, ressaltou que, “o Norte de Minas está dando um salto muito grande e a gente percebe que as entidades de classe também estão nos olhando de uma forma muito diferente. Essa premiação foi importante, eu gostei, eu acredito que todos nós gestores, vamos avaliar de uma forma diferente para os próximos prêmios. Eu gostei, foi muito bacana.



O presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, comemorou o sucesso do evento e o empenho de cada gestor em mostrar o que fez de melhor em seu município através de obras estruturantes e que beneficiaram a população local. “Cada um dos 60 gestores participantes, mostrou o que está sendo feito em seu município. Cada um foi avaliado pelos diversos trabalhos realizados nas áreas de educação, saúde e Infraestrutura. Pelo que pude ver, os municípios realmente se empenharam em mostrar como está sendo gasto o dinheiro publico em favor da melhoria da qualidade de vida da sua população.”



[caption id="attachment_201" align="aligncenter" width="870"]3º Lugar - Itacarambi 3º Lugar - Itacarambi[/caption]



ENTENDA



Idealizado pela AMAMS e operacionalizado pela Unimontes e em parceria com Sebrae-MG e MPMG, o prêmio AMAMS de Responsabilidade Fiscal e Social tem como objetivo mostrar o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados oficiais a fim de verificar a qualidade da gestão pública municipal dos municípios afiliados. Onde foram avaliados os aspectos da responsabilidade fiscal (Quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Transparência e acesso a informação) e da responsabilidade social (gastos municipais com saúde e educação).



A avaliação dos projetos apresentados pelos municípios participantes foi feita pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Sebrae, que apoiam a iniciativa. As ações realizadas em cada cidade participante foram mostradas ao longo de dois meses em reportagens na Inter TV, no final do ano de 2015.



Em relação a premiação, o prêmio foi dado aos três finalistas: Bocaiúva – 1º lugar; Pai Pedro – 2º lugar; e Itacarambi – 3º lugar, (Placas de ouro, prata e Bronze), no qual onde a InterTv fez uma campanha publicitária com direito a 30 chamadas comerciais de 30 segundos, distribuídas em vários programas. Cada um divulgando suas ações de destaque dentro dos aspectos fiscal e social, como também cada município premiado vai ser parte em uma reportagem especial da emissora, revelando os caminhos que levaram à premiação



LEGENDAS



BOCAIÚVA – 1º lugar – Prefeito Ricardo Veloso



PAI PEDRO – 2º lugar – Prefeito Eujácio da Soledade



ITACARAMBI – 3º LUGAR – Prefeito Ramon Campos