PRESIDENTE DA AMAMS E EMPRESÁRIO DA MINERADORA GALVANI AVALIAM A EXTRAÇÃO DO LÍTIO EM SALINAS

| 30 de Agosto de 2023 - 10:14

A extração e comercialização do lítio são as novas apostas para o desenvolvimento econômico do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. E para avaliar os investimentos do minério na região o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho”, recebeu durante a tarde dessa terça-feira (29/08), na sede da associação, em Montes Claros, o empresário sócio proprietário da Mineradora Galvani Minas Gerais. A empresa vai extrair o lítio na região de Salinas e o início dessa atividade gera grande expectativa da população em razão da possiblidade da geração de milhares de empregos e renda para o município, além do aquecimento de alguns setores da economia regional.

Conforme informou o empresário Sérgio Galvani, a sua empresa já atua há mais de 30 anos na produção de fertilizantes no estado da Bahia e agora se prepara para extrair o lítio em Salinas, mas ele ponderou – “É na verdade um grande investimento que poderá mudar a realidade da região, e de acordo com os nossos estudos, a região agora conhecida como o Vale do Lítio é de grande potencial para a extração do minério. O lítio é empregado na fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletrônicos, mas ainda temos que passar por várias etapas para a produção em larga escala, toda a logística, desde a extração até o transporte deve ser avaliada, como também a contrapartida em incentivos fiscais do estado e do município”, enfatizou o empresário.

O presidente da Amams, Nilsinho, colocou a entidade à disposição do empresário para auxiliar nos próximos passos quanto a execução do projeto na microrregião de Salinas. “Tudo que for para desenvolver a região, nós apoiamos. A Amams é uma entidade municipalista envolvida nos maiores projetos de aceleração do desenvolvimento do Norte de Minas com históricas participações, como a criação do projeto Jaíba, da estadualização da Unimontes, da construção da Ponte sobre o Rio São Francisco em Padras de Maria da Cruz e de outros grandes investimentos. Participamos diretamente das grandes decisões políticas do estado, e neste projeto da Mineradora Galvani em Salinas vamos promover articulações junto ao governador Romeu Zema, à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e à Sudene para que o projeto possa avançar e trazer resultados favoráveis para a região, como a geração de milhares de empregos e desenvolvimento econômico, além de atrair mais investimentos e outras empresas”, avaliou o presidente da Amams.
 
O empresário da Mineradora Galvani Minas Gerais, Sérgio Galvani, esteve na Amams acompanhado do advogado Fábio Leônidas de Salinas. O secretário executivo, Ronaldo Dias, e o assessor da Amams, Júnior Bispo, também participaram da reunião.