PRESIDENTE DA AMAMS PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÊ DE POLÍTICAS PÚBLICAS MACRO REGIONAIS DO ALTO DO RIO PARDO E VALE DO JEQUITINHONHA

| 13 de Fevereiro de 2021 - 11:24

 

     Prefeitos de 23 cidades participaram nesta sexta-feira, 12/02, do 1º encontro do Comitê de Políticas Públicas Macro Regionais do Alto do Rio Pardo e Vale do Jequitinhonha. O evento foi realizado na cidade de Curral de Dentro e serviu para debater vários temas de interesse do desenvolvimento regional.  

     O presidente da Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, destacou a união dos prefeitos para fortalecer a região. “Devemos levantar as nossas demandas e que elas cheguem ao conhecimento dos governos estadual e federal por meio das nossas entidades políticas e de classes, deputados, senadores e através das associações. As pautas para o desenvolvimento econômico, não só dessa região do Alto do Rio Pardo, mas de todas as regiões do norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri precisam ser desenvolvidas”, afirmou. 

     José Nilson Bispo de Sá informou que a Amams criou a Superintendência de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de unir forças políticas e empresariais para fomentar a economia e valorizar as potencialidades dos municípios. “Tem 20 anos que ouço falar sobre desenvolvimento econômico e faltam ações efetivas que de fato incrementem os ideais e os projetos. A pretensão da Amams é usar a sua força política, porque a Amams é a casa dos prefeitos e juntos somos mais fortes”, finalizou o presidente.

     Ainda sobre o encontro de prefeitos, vários pedidos foram abordados, como a retomada do projeto de construção da barragem de Berizal e as pavimentações asfáltica dos trechos que ligam Curral de Dentro a Mirandópolis, Fruta de Leite a Taiobeiras, Rio Pardo de Minas a Santo Antônio do Retiro e Cachoeira de Pajeú a BR 251. O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, entende que a falta de pavimentação traz atraso no desenvolvimento econômico da região com prejuízos ao escoamento da produção agrícola, bem como inviabiliza as potencialidades turísticas do Alto do Rio Pardo e do Vale do Jequitinhonha.

     Além da falta de investimentos hídricos e da ausência de pavimentação das estradas, os prefeitos do Alto do Rio Pardo e Vale do Jequitinhonha pediram ações pontuais e urgentes nos setores da agropecuária, social e investimentos de modernização, inovação e tecnologia para implantar e incrementar a gestão das cidades de forma integrada. Com todas as reivindicações pautadas, uma carta foi redigida e assinada pelos prefeitos e será encaminhada ao Governador Romeu Zema.