Primeiro dia de Curso SICONV promovido pela AMAMS

| 02 de Maio de 2017 - 17:39

 







A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, realizou o seu primeiro dia do CURSO SICONV AVANÇADO – NOVA REGULAMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS NO SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE.



O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.



Segundo o coordenador nacional do Ministério do Desenvolvimento Social, Carlos Cleber, o objetivo do curso é igualar o conhecimento daqueles que já atuam com o SICONV e daqueles que nunca entraram no sistema na captação e gestão de recurso do governo federal. “O curso oferece dinâmica e informação, visando o aperfeiçoamento dos profissionais da administração pública em todas as esferas de governo, bem como quaisquer interessados na captação de recursos federais, no tocante a correta utilização desse importante sistema”, finalizou.



O curso está sendo destinado para servidores e gestores municipais das áreas de compras, licitações; contratos e convênios; captação de recursos; elaboração de projetos; financeiras; membros de comissão de licitação; pregoeiros e equipes de apoio; secretários; assessores; diretores, coordenadores e assistentes do poder executivo municipal.



Independente do setor, cada um tem a função de criar no seu município uma segunda prefeitura no tocante ao financeiro para atrair recursos externos, principalmente federais, “Vocês têm a missão de até o final do ano, passar pelas mãos de vocês um ou dois convênios. A ideia é chegarmos ao final desse mandato com uma previsão superior a gestão passada, baseado nas ferramentas que vamos ensinar neste curso, com o passo a passo, que vamos instruí-los no decorrer do ano, passando informações de todos os segmentos, nesse desafio de levar desenvolvimento para os nossos municípios”, comentou o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis.



O presidente comentou ainda que em breve a AMAMS trará com o Tribunal de Contas do Estado, o curso do SICON, que faz parte de contabilidade de prestação de contas. O curso terá duração de 16 horas/aula sendo desenvolvido por meio de aulas expositivas, com total operacionalização na Plataforma SICONV – Sistema de Convênios.



Montes Claros, 02 de Maio de 2017.