REPRESENTANTES DA AMAMS, GOVERNO ESTADUAL, PREFEITURA DE SALINAS E COPASA SE REUNEM PARA AVALIAR OS IMPACTOS DAS FORTES CHUVAS

| 31 de Janeiro de 2023 - 11:50


Na segunda-feira (30), representantes da Defesa Civil do Estado, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Prefeitura de Salinas e da Copasa, estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas de Salinas para avaliar os impactos e a falta d’água em virtude de danos nas tubulações de abastecimento de água em Salinas ocorrida na quinta-feira (26/01) sob a responsabilidade da Copasa e os danos decorrentes das fortes chuvas dos últimos dias. 
Conforme relato do representante do departamento de Defesa Civil da Amams, Sérgio Nassau, a comissão compareceu nos principais pontos atingidos pelas chuvas ao longo do Rio Salinas e nas áreas de alagamentos na cidade. A secretária municipal de desenvolvimento social e políticas públicas de Salinas, Elge Valéria Ferreira Morais, afirmou que no domingo (29) a Prefeitura de Salinas realizou atendimentos por meio de uma equipe técnica, e após a constatação da situação de emergência, foram adquiridos galões de água potável e gêneros alimentícios com recursos do tesouro municipal, que foram distribuídos às famílias atingidas. Ela também informou que o município iniciou um levantamento da situação nas comunidades rurais. Já o Coordenador da Defesa Civil em Salinas, Richarley Viana, salientou que o município avalia a possibilidade de decretar Estado de Calamidade Pública para receber ajuda do governo federal por meio de transferência de recursos federais.
Para socorrer os atingidos pelas fortes chuvas em Salinas, o representantes da Defesa Civil Estadual, O Sargento Amadeus Mendes Lourenço, confirmou que o órgão disponibizou ao munícipio de Salinas inicialmente bens de consumo e materiais básicos, como 170 (cento e setenta) cestas básicas, 18 (dezoito) caixas de lenço umedecidos, 65 (sessenta e cinco) colchões, 10 (dez) caixas de material de limpeza, 60 (sessenta) kits dormitório composto por travesseiro, cobertor e lençol, 100 (cem) galões de água mineral  de 20 litros e 1 (um) rolo de lona 60x8mts para atender às famílias diretamente atingidas pelas fortes chuvas. O agente da 11ª Região de Defesa Civil sediada em Montes Claros disse ainda que serão realizadas visitas às áreas mais atingidas e que uma avaliação com maior exatidão sobre os estragos e consequentemente as implementações de ações para socorrer os atingidos.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’ destacou a importância da integração entre os órgãos envolvidos no socorro às famílias em Salinas, bem como as intervenções operacionais e estruturais da Defesa Civil Estadual nesse período de fortes chuvas na região. Ele também colocou a AMAMS e seus Departamentos à disposição do Prefeito Kinca Dias de Salinas e dos demais municípios atingidos pelas fortes chuvas para ajudar a normalizar a rotina dos municípios.
Além de Salinas, o Governo do Estado, através do Gabinete Militar, CEDEC e a Defesas Civil confirmou que vai atender ainda os municípios de Pirapora, Vargem Grande do Rio Pardo, Glaucilândia, Capitão Enéas, Rio Pardo de Minas, Lontra, Brasília de Minas, São João do Paraíso, Juramento, Salinas, São Francisco, Curral de Dentro e Novorizonte, que também foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias e que solicitaram apoio.