REUNIÃO DISCUTIU A ABERTURA DA OPERAÇÃO RONDON MINAS GERAIS NA AMAMS

| 28 de Junho de 2022 - 11:59

O coronel do Exército brasileiro e coordenador do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, Carlos Eduardo Lopes Fernandes, esteve na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), na manhã dessa terça-feira 28, reunido com o presidente da entidade e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, com o coordenador do departamento de Defesa Civil, Sérgio Nassau, e com o secretário executivo da Amams, Ronaldo Soares, para acertar e alinhar detalhes da abertura da Operação “Rondon Minas Gerais”, cerimônia que será realizada no dia 1º de julho, no auditório da Amams, em Montes Claros. A iniciativa envolve o Ministério da Defesa (Coordenação-Geral do Projeto Rondon), o Governo do Estado de Minas Gerais, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o 55º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, sediado em Montes Claros, e Instituições de Ensino Superior. A coordenadora de planejamento do projeto e do Ministério da Defesa, Adriana Talita de Souza, também esteve presente na reunião.

           Para o coronel Carlos Eduardo Fernandes, a operação tem como foco intervenções sociais em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou em comunidades que apresentam demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas. O trabalho é realizado levando em conta os problemas e potencialidades do município que podem ser explorados para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o Projeto incentiva o desenvolvimento socioeconômico do município ou da localidade e proporciona uma experiência transformadora para os estudantes envolvidos no projeto.

           O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho, elogiou a iniciativa e agradeceu a coordenação do projeto pela parceria. “Este projeto é merecedor do nosso apoio. Acadêmicos e professores universitários vão atuar juntos na busca da melhoria da qualidade de vida das populações mais carentes da nossa região. Eles atuam nas áreas de saúde, educação, Social e meio ambiente. Trata-se de um projeto social do governo federal que é muito bem recebido pelos gestores municipais e população”, disse.