SECRETÁRIO NACIONAL ANUNCIA CENTRO INTEGRADO PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

| 10 de Novembro de 2021 - 15:49

O secretário nacional da Infância e Juventude, Mauricio Cunha, anunciou hoje em Montes Claros que o Norte de Minas abrigará um Centro Integrado para as Crianças Vítimas de Violência, de preferência em Montes Claros. Ele participou de reunião com os gestores municipais de assistência social no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), quando a vice-prefeita de Pirapora, Ana Maria, colocou o município a disposição para receber essa unidade. O secretário nacional explicou que esse Centro atua nas áreas de educação, saúde e assistência social e existe um modelo similar apenas em Vitória da Conquista. Porém frisa que o município tem de querer esse projeto, além de viabilizar o espaço físico. O Governo fornecerá os técnicos. 
 
O promotor Daniel Librelon, coordenador regional da Infância e Juventude explicou na reunião que existe um serviço no Hospital Universitário de atendimento as crianças vítimas de violência e que essa unidade ajudaria nesse trabalho. O evento organizado pela AMAMS faz parte de uma ação do Departamento de Políticas Sociais, que trouxe no dia 20 de outubro o secretário nacional do Idoso. O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, salienta que a entidade procura dotar os municípios de condições de prestar serviços à comunidade, ainda mais numa área como essa, de vulnerabilidade social. Ele comemorou as medidas anunciadas pelo secretário Mauricio Cunha, que propôs uma capacitação com os gestores municipais na estruturação dos Conselhos e Fundo Municipais da Infância e Juventude. A AMAMS mostrou que 77% dos seus municípios filiados foram orientados e estão regulares com os conselhos e fundos.
 
As  demandas apresentadas pela AMAMS foram  de mostrar ao ministério sobre as dificuldades apresentadas pelos municípios em relação aos critérios, conforme dispõe  o decreto 10.520 que aponta  os critérios para que os municípios sejam contemplados em relação as ações e equipagem para estruturação dos órgãos públicos, outro critério a questão da implantação do SIPIA  onde os municípios da nossa região não possuem e aí foi apontado para a região ser capacitada para aumentar os indicadores no âmbito de  levantamento de dados e identificação das crianças e adolescentes em situação de violência, o ministério propôs capacitar todos os operadores para que regularize essa situação na região, inclusive vai disponibilizar a equipe para atender essa região. Outra demanda pontuada foi a implantação do acolhimento no âmbito família acolhedora para que isso seja fomentado nós municípios no âmbito do melhor atendimento para criança e adolescente. Pontuou ainda que montes claros seja pioneira no estado para implantação do centro integrado de atendimento voltado para crianças vítimas de violência e que o ministério auxiliará na ação.
 
Na sua exposição, Mauricio Cunha cogitou o Norte de Minas a ajudar o Brasil e lembrou que os indicadores têm sido otimistas, com a queda dos casos de violência contra a criança. Ele apontou que criança é investimento e citou que para cada R$ 1 real aplicado, o retorno é de R$ 7,00, pois essa criança tem melhor rendimento na escola; deixa de gerar demanda na saúde e no sistema socioeducativo. O secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias salientou no seu discurso que Maurício Cunha trouxe boas notícias para o Norte de Minas, aliviando a situação dos municípios.