SEMINÁRIO ESTADUAL DA DEFESA CIVIL SOBRE SECA VAI REUNIR GESTORES MUNICIPAIS NA AMAMS

| 05 de Abril de 2023 - 11:50



A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, vai sediar na próxima quarta-feira, 12/04, na sua sede, em Montes Claros o “Seminário Estadual de Convivência com a Seca 2023”, promovido pelo Gabinete Militar do Governo do Estado - GMG, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC/MG e Defesa Civil da AMAMS. O evento será destinado aos gestores dos municípios das regiões Norte, Noroeste, Central de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, afetados pelo período de seca/estiagem em Minas Gerais. Uma reunião realizada no dia 04/04 com representantes da Amams e da Defesa Civil Estadual definiu os últimos detalhes do encontro. As inscrições estão sendo efetuadas no site da Defesa Civil Estadual.

O objetivo do Seminário será de integrar as ações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, e promover a cultura da resiliência com foco na gestão do risco da seca, via ação de planejamento e preparação, mitigando o sofrimento da população afetada. Foram abertas 250 vagas para prefeitos, prefeitas e dois representantes de cada município. Na programação serão montados painéis voltados para a capacitação e aperfeiçoamento da Defesa Civil, ministrados pelo Gabinete Militar do Governo do Estado, CEDEC, IGAM, Programa Água Doce, IDENE, I.E.F e Secretaria de Estado da Saúde. O Seminário será conduzido pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, com participação do Tenente Coronel Carlos Eduardo Lopes, coordenador adjunto de Defesa Civil.


O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, destacou a importância deste Seminário da Seca para os municípios da região. “Conforme afirmam os institutos de meteorologia, para este ano é esperado um período maior de seca e estiagem, o que traz sempre os prejuízos socioeconômicos para a população em geral”. Nilsinho ainda destacou que a AMAMS pediu a CEDEC e ao Governo do Estado a apresentação das Ações da Saúde para Combate às Arboviroses, “doenças que avançam nos municípios da região, trazendo transtornos aos prefeitos e atingindo em massa a população como um todo.