Simec está liberado para a fase de planejamento do Plano de Ações Articuladas 2016-2019

| 04 de Setembro de 2017 - 12:33





O Simec está liberado para a fase de planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2016-2019. A informação é do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estados e municípios podem apresentar suas demandas educacionais, com base no diagnóstico realizado, e construir seus Planos de Trabalhos para o período. O manual para esta etapa ainda será divulgado.

Para ter acesso à nova fase, é necessário que o diagnóstico tenha sido concluído, e para enviar o plano à análise do FNDE o ente federado não pode ter pendências nas pactuações de Termos de Compromisso de Obras, bem como na prestação de contas, PNE, Siope, Habilita e no CACS Fundeb.

O Ministério, por meio do FNDE, disponibilizou aos estados e municípios a primeira fase do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2016-2019, Etapa Preparatória e Diagnóstico. Nela, os entes federados - por meio do Simec - deveriam fazer um mapeamento da situação educacional atual e elencar suas necessidades. Esta fase não tem prazo definido para ser finalizada.

O MEC informa, ainda, que os estados e municípios que finalizaram e enviaram o diagnóstico terão o seu status alterado. O status voltará à fase de "diagnóstico em elaboração", sem qualquer prejuízo no preenchimento já realizado. O retorno à fase de diagnóstico dará a oportunidade aos estados e municípios que não estavam nessa fase de rever com minúcia o seu diagnóstico e, havendo necessidade de ajustes, proceder com as alterações.

Finalidade



O PAR é uma estratégia de assistência técnica e financeira instituído pelo Decreto 6094/2007 e fundamentado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele tem como objetivos a elaboração de planos plurianuais das políticas de educação pelas secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal.



Para acesso ao SIMEC



Fonte: Undime