Superintendente da Sudene recebe Presidente da AMAMS em Recife

| 02 de Fevereiro de 2017 - 12:51



Na tarde da última quarta-feira 01 de fevereiro, o Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Zé Reis, foi recebido pelo Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, em seu gabinete na cidade de Recife – PE.

O presidente da AMAMS cumpriu a importante missão de levar ao Superintendente, as principais demandas das entidades políticas e de classe da região norte mineira, tais como, a retomada das obras da Barragem que faz parte do Projeto Hidroagrícola Jequitaí que conta ainda com a Barragem do Jequitaí II e o Perímetro Público de Irrigação. O Projeto prevê a irrigação de 35 mil hectares de lavouras na região, contemplando 19 municípios com a geração de 105 mil postos de trabalho.

A barragem de Congonhas, entre os municípios de Grão Mogol e Itacambira, no Norte de Minas. A obra será muito importante para garantir o abastecimento de água para mais de 500 mil moradores de Montes Claros, Francisco Sá, Janaúba, Juramento e Capitão Enéas, além da revitalização da Bacia do Rio Verde Grande, sub-bacia do Rio São Francisco.

A barragem de Berizal, localizada entre Berizal e Taiobeiras, no Norte de Minas, deve beneficiar seis municípios da região; Taiobeiras, São João do Paraíso, Ninheira, Indaiabira, Berizal e Rio Pardo de Minas. Caso a barragem seja concluída, poderá contribuir com 150 mil habitantes e uma área irrigada de 10 mil hectares.

Duplicação da BR-251 entre Montes Claros e BR-116 (Rio-Bahia), uma das mais importantes rodovias transversais brasileiras. A rodovia é usada tanto para o transporte de cargas direcionadas ao Sudeste e ao Sul do país, quanto para o Norte e Nordeste. Consulta da Possibilidade de cessão do trecho para uma (Parceria Público Privada) PPP, com recursos do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).

Pavimentação da BR-479, Januária à Chapada Gaúcha, principal via de ligação do extremo Norte de Minas a Brasília. A obra irá facilitar o acesso rápido a grandes centros consumidores como a capital federal, Goiânia e Anápolis, especialmente para escoamento da produção do Projeto Jaíba. Consulta da Possibilidade de cessão do trecho para uma (Parceria Público Privada) PPP, com recursos do (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste) FDNE.

Construção da Ponte sobre o Rio São Francisco na cidade de São Francisco (MG-402) interligando o Norte de Minas ao Oeste Mineiro e ao Distrito Federal. Consulta a Possibilidade de cessão para uma PPP, com recursos do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).

Construção da Ponte sobre o Rio São Francisco no município de Itacarambi interligando o Projeto Jaíba pela LMG-633 à BR-135 e BR-479, que permitiria um corredor de acesso para escoamento da produção agrícola para o Distrito Federal. Consulta a Possibilidade de cessão para uma (Parceria Público Privada) PPP, com recursos do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).

Atração de empreendimentos inovadores, estímulo à indústria regional, apoio à geração de energia sustentável e criação de empregos através de políticas próprias para aplicação Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) na área Mineira da Sudene.

Inclusão de uma vaga para o Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, no Conselho Deliberativo (CONDEL) da SUDENE.

Representando mais de 90 municípios do norte de Minas, além de dezenas de entidades da sociedade organizada, Zé Reis, foi recebido pelo superintendente e os membros da diretoria executiva da Sudene, Roberto Cavalcante, coordenador do FDNE, Silvio Carlos, Coordenador de Fundos de Incentivos, Alexandre Gusmão, Diretor de Planejamento e Articulação Política.

Durante a reunião o superintendente se mostrou sensível às necessidades da região, confirmou que virá a Montes Claros, quando tratará com os representantes municipais sobre os pleitos e que o presidente da AMAMS ocupará uma vaga no Conselho Deliberativo – CONDEL, o que fortalecerá ainda mais os municípios pela entidade representados.

Montes Claros, 02 de Fevereiro de 2017.