UNICEF FAZ APELO NA AMAMS PARA MUNICÍPIOS IMUNIZAREM ALUNOS

| 10 de Abril de 2024 - 08:49

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fez um apelo aos municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha para criarem mecanismos legais, através de projeto de lei ou decreto municipal para estimularem a vacinação dos alunos nas escolas. O pedido foi apresentado ontem de manhã (09/04), no primeiro dia do 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF - Avaliando Conquistas & Identificando desafios realizado no auditório da Associação dos Municípíos da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros. A oficial de saúde do UNICEF, Maria Francisca de Andrade, mostrou a necessidade de acabar com os bolsões de não imunização no Norte de Minas. Este apelo será reforçado junto as autoridades de saúde, durante o evento. 

O 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF - Avaliando Conquistas & Identificando desafios envolve os municípios que aderiram ao Selo Unicef. Durante o encontro, as equipes municipais tiveram a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. No mês de novembro será realizada a etapa final, em Belo Horizonte com a entrega do Selo Unicef aos municípios que cumpriram as metas de melhoria dos indicadores na educação, saúde e assistência social.

A coordenadora do departamento de políticas sociais da Amams, Laila Souza, salientou a importância dos municípios cumprirem as metas de melhoria dos indicadores para concorrerem ao Selo. Ela lembra que este sexto ciclo de formação do Selo UNICEF em Montes Claros tem o objetivo de apoiar e mobilizar os municípios participantes para realizarem um esforço concentrado no desenvolvimento das atividades finais desta edição do Selo. “Está focado no fortalecimento das políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes com ênfase na entrega dos resultados e produtos previstos nos sete resultados sistêmicos, seus respectivos indicadores de impacto social e no eixo de participação cidadã e gestão por resultados previstos na metodologia”, disse.

A proposta de programação do encontro, é compartilhar as orientações sobre o II Fórum Comunitário e realizar uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. Conforme avalia a coordenador do Selo Unicef nos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe, Helena Oliveira, o momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantem uma vida melhor para cada criança e adolescente e como consequência para toda a sociedade.