VARGEM GRANDE DO RIO PARDO PEDE AJUDA PARA VIABILIZAR BARRAGEM

| 18 de Janeiro de 2021 - 15:04

O prefeito Gabriel Arcanjo Braz, de Vargem Grande do Rio Pardo, solicitou ontem à tarde ao presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho a ajuda para ser viabilizada uma barragem no município, com vistas a irrigação. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jefferson Santos Almeida. Participaram da reunião o secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Dias e o assessor Nilson Junior. Na mesma visita, a Prefeitura de Vargem Grande do Rio Pardo se filiou à AMAMS.

    O prefeito foi orientado pela AMAMS a primeiro providenciar um projeto técnico dessa barragem, para depois buscar os recursos. Ele salienta que são 20 quilômetros de extensão e por causa dessa dimensão é que originou o nome do município como Vargem Grande do Rio Pardo. Gabriel Arcanjo Braz destaca ainda que o município tem um potencial muito grande para irrigação e observa que a manga produzida no município é de excelente qualidade e de sabor respeitável. O mesmo ocorre com a cana. “Sei que pode ser demorado, pois exige tempo. Vamos lutar por essa barragem, para fomentar a irrigação em Vargem Grande do Rio Pardo” – explicou o prefeito.

    O presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá agradeceu ao prefeito pela filiação na AMAMS, pois afirma que no seu mandato colocará a entidade para atender a demanda dos municípios no que for necessário, fortalecendo as Prefeituras e dando suporte nas demandas, tanto técnicas como políticas. Ele deu orientações ao prefeito sobre como buscar o projeto técnico dessa barragem e depois a captação de recursos financeiros para execução da obra. Nesse aspecto, José Nilson Bispo de Sá ressalta que a ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) ajudará Vargem Grande do Rio Pardo, que poderá usar essa empresa federal para elaborar o projeto e receber os recursos.