WORKSHOP DISCUTIU GARGALOS DA REDE DE FARMÁCIA PÚBLICA NO NORTE DE MINAS

| 12 de Agosto de 2021 - 15:14

 
 
         Foi realizada ontem, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) o I Workshop Gestão Farmacêutica e o SUS no Norte de Minas, que discutiu os gargalos nesse setor nas Prefeituras da região. O evento foi organizado pelo Departamento de Saúde da AMAMS, no auditório da entidade. Na abertura do evento, o secretário-executivo Ronaldo Soares Mota Dias explicou que a rede de farmácias públicas e a saúde de forma geral tiveram o trabalho reconhecimento nessa época de Pandemia, diante da grande demanda gerada pela população.
A coordenadora do Departamento, Dayane Ferreira explica que foi procurada por vários gestores farmacêuticos com pedido de orientações e por isso, a decisão de fazer esse workshop que permitiu unificar as ações e discutir os gargalos, com a troca de experiências. Ela lembra que as Farmácias Publicas acabam sendo o último local onde os pacientes do SUS buscam o atendimento, para pegarem os medicamentos definidos durante o atendimento médico.
Ela salientou ainda a importância do profissional da farmácia, pois um bom atendimento à população causa uma grande diferença. Ela lembra ser comum encontrar dificuldades, que podem ser superadas com o dinamismo dos farmacêuticos. Isso reforça todo esforço de um município, quando o prefeito municipal corre atrás de emendas parlamentares e recursos para a saúde.
O I Workshop Gestão Farmacêutica e o SUS no Norte de Minas teve palestras de Giovana Gonçalves Pereira Cardoso, coordenadora da assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde, que é referência técnica no Norte de Minas; que abordou o papel do farmacêutico na rede Farmácia, além de Dayane Ferreira, da AMAMS, que abordou a noção de gestão no arcabouço do SUS.