Prezado municipalista,
A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorre em um momento muito importante para as gestões municipais por vários aspectos. Primeiramente, estaremos no último ano de gestão do atual mandato de prefeitos e vereadores, sendo, portanto, a última oportunidade de cumprir os compromissos assumidos com a população de seu Município lá na campanha eleitoral passada.
Além disso, por ser o último ano do mandato, a lei de responsabilidade fiscal e a legislação eleitoral impõem ao setor uma série de restrições, desde contratações de pessoal e serviços, até mesmo restrições à presença do gestor em cerimônias de inaugurações de obras municipais.
Outro fator essencial são as reformas estruturais que o Congresso Nacional está discutindo e que impactam nas gestões municipais, tais como a previdenciária, a tributária, a administrativa e a federativa.
Assim a presença dos gestores municipais na Marcha de 2020 é fundamental a fim de que sejam capacitados com as devidas orientações para finalizar o mandato sem percalços, bem como auxiliar na definição do posicionamento do movimento municipalista frente aos grandes temas em discussão junto ao governo federal e ao Congresso Nacional.
Por fim, a Marcha será um momento de comemoração dos 40 anos de existência da CNM, numa luta incansável pela autonomia municipal e pelo fortalecimento do poder local, sendo que todos vocês são parte fundamental dessa história.
Assim, convocamos todos os municipalistas brasileiros a estarem presentes à XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília, no período de 25 a 28 de maio de 2020.
Aguardamos todos vocês.
Glademir Aroldi
Presidente da CNM