Departamento de Políticas Sociais



Departamento de Assistência Social da AMAMS


É uma instância permanente de apoio aos municípios da região norte mineira, na elaboração e implementação das suas políticas sociais.
Propõe-se prestar o atendimento e assessoramento dos serviços  referente à Política de Assistência Social, bem como acompanhar os processos de trabalho dos municípios associados, contribuindo assim para a leitura da realidade dos mesmos, considerando os diversos desafios e entraves que precisam ser superados para a construção de alternativas e oportunidades que possibilitem superação das demandas e fragilidades identificadas na efetivação do  SUAS.


Apoio técnico no Planejamento das ações da Política de Assistência Social;
 
·    Oficinas prática e vivências na oferta dos serviços de Proteção Social, bem como na rede socioassistencial do município. 
·    Apoio técnico na elaboração do Orçamento anual na área de Assistência Social;
·    Orientação para o preenchimento dos Planos de Ação – Ministério de Desenvolvimento Social 
·    Apoio técnico para preenchimento e Pactuação de metas do Plano de Serviço referente ao recurso do Piso Mineiro;
·    Apoio na elaboração de instrumentais para fortalecimento da gestão da Política de Assistência Social; 
·    Oferta de Oficinas e Capacitação aos Conselhos Municipais vinculados a Secretária de Assistência Social no município; inclusive
    as orientações referentes às legislações que regulamentam tais conselhos; 
·    Apoio técnico referente aos sistemas que compõe a Rede Suas WEB; 
·    Realização de visita técnica nos municípios associados e posterior a construção do Pré-Diagnostico sobre as fragilidades.
·    Apoio técnico para os Conselhos Tutelares para fortalecimento de sua intervenção na defesa dos direitos das crianças e adolescentes